Cronograma capilar, tim-tim por tim-tim…

Hello afroblogueir@s!

Falemos um pouco sobre o cronograma capilar. Por diversas vezes já fiz referência sobre o que é, como deve ser feito, mas dia por dia ganhamos mais uma adepta a cuidar bem do seu cabelo (o que é bom) e as dúvidas sempre reacendem a questão.

Um cronograma capilar vai ajudar-te a recuperar as perdas que o teu cabelo sofre por causa de factores ambientais (Sol, vento, chuva, humidade),  orgânicos (mudanças hormonais, stress, etc) , químicos (produtos como desfrizantes, tinturas, etc)…enfim: o cabelo, como parte do nosso organismo, sofre perdas que devemos reparar.

Aqui está um dos meus quadrinhos preferidos (encontrado numa página da net)  que eu sempre gosto de relembrar às afrofriends e que resume em poucas palavras cada uma das etapas:

 

CC6

 

 

Uma das maiores dúvidas é sempre, com o quê se vai começar a fazer tudo isso e a resposta é simples:

1- Um creme = máscara hidratante  – para a etapa de hidratação…qualquer um que já conhecemos, que estejamos habituados ou mesmo um que compremos para experimentar. Não vale a pena nos estressarmos por comprar o que os outros andam a usar, porque se o nosso cabelo vai gostar ou não, só depois de experimentarmos é que vamos saber. O preço, o tamanho do pote, não importam…o que importa é se o seu cabelo vai gostar ou não, entendido?

 

 

 

image

 

creme origem

 

 

 

 

2- Um óleo 100% vegetal – para a etapa de nutrição, de preferência um óleo para cozinhar, porque sabemos que não possuem outros compostos usados na cosmética derivados de petróleo. Pode ser óleo de girassol (óleo de panela como dizemos por aqui), azeite de oliva extra-virgem, óleo de rícino (geralmente encontrado nas farmácias), de amêndoas doces (também encontrado nas farmácias), etc.

 

 

oleos vegetais

 

 

3- E por último queratina (em creme ou líquida) , gelatina (em pó ou em folhas…tem gente que usa gelatina incolor , e muitas pessoas  até usam as de sabor) , para a reconstrução.

queratina3

 

queratina

gelatina

 

 

E agora? O que fazer com tudo isso?

Primeiro: cada uma deve escolher de acordo com a disponibilidade que tenha na agenda. Portanto, os dias podem ser:

dia 1- segunda ou terça,
dia 2- quarta ou quinta
dia 3 – sexta, sábado ou domingo.

O importante é serem 3 dias na semana e com mais de 24h de espaço entre um dia e outro. Por isso quem fizer por exemplo no domingo, não poderá repetir na segunda.

Aqui está o “cronolindo” que fiz (cronograma capilar ilustrado) tentando explicar de forma mais simples possível.

Algumas particularidades:

– Os dias da semana que podemos escolher estão “agrupados” pela mesma cor (a preto ou a vermelho), apesar de quem escolher começar na segunda-feira, pode fazer a seguir na quarta e escolher fazer  por fim no sábado porque depois poderá recomeçar o ciclo na segunda outra vez.

– Em alguns dias da hidratação dei a opção de misturarmos o creme com mel de abelha. Podemos fazer misturas escolhendo entre os ingredientes que mais abaixo vou especificar.

– Coloquei o exemplo da Maizena e da Aveia que são ingredientes que podemos usar para máscaras caseiras  e misturar com a nossa máscara habitual, mas podem ser usadas tanto nas hidratações como nas nutrições. Também podem ser usadas sozinhas.

 

Ler os quadradinhos no sentido da seta:

 

seta

 

Cronolindo-vert

 

 

seta

 

 

Com o quê misturar os cremes:

– na hidratação: mel de abelhas, babosa, frutas, glicerina, bepantol, vitaminas, açúcar mascavo, chocolate

– na nutrição: óleos e manteigas (100% vegetais)

– na reconstrução: queratina, gelatina

Convém não misturar tudo com tudo de uma vez…quanto mais simples, melhor os resultados.

 

(***) Não te esqueças:

1- Se misturares óleos com os teus cremes, estás fazendo – NUTRIÇÃO.

2- Cronograma capilar deve ser feito sempre; assim como usas creme todos os dias na tua pele para a protegeres, também deves proporcionar aquilo que o teu cabelo nacessita para estar saudável. O esquema mostra aquilo que deves fazer durante um mês…ao terminar, começas novamente no mês seguinte.

3 – Quando os teus cachos estiverem totalmente recuperados, podes não fazer com tanto rigor, mas o ideal é que o faças sempre!

4- Por mais que gostares de uma etapa, não deves exagerar e fazer só aquela. O excesso de nutrição faz com que os teus cachos fiquem “pesados”, sem movimento e o excesso de reconstrução provoca o efeito contrário ao esperado: os fios ficam duros e quebradiços.

 

Enfim, deu para entender ? 😀

 

Afrokisses :* 😉

 

9 Comments Add yours

  1. Mirta diz:

    Excelente! Acho que mais esclarecedor impossível.
    Continua com o ótimo trabalho.
    Afrokisses!

    Gostar

    1. Cláudia Cristina. diz:

      Muito obrigada :D. Afrokisses 😉

      Gostar

  2. Anónimo diz:

    olha antes tinha un cabelo afro nao sei nem me lembro porque usei desfrisante muito pequena entao ja nao lembro como era meu cabelo entao comecei a usar extensoes mas o meu cabelo ja estava fragil e fico mais ainda lavava o cabelo e saia muito resolvi de un dia para o outro tirarfiquei com o cabelo bem mas bem curto so ate onde e meu cabelo sem quimicos mas so que eu estava a fazer hidratasao de abacate oléo de oliva abacate e mel na mas fazia todos os dias e na tersa fazia com creme de hidratasao de abacte mel e oléo de oliva mas acabei de ver que tem que descansar posso continuar com a hidratasao de abacate ou nao em relasao aos dias vou seguir o cronograma

    Gostar

    1. Cláudia Cristina. diz:

      Podes continuar, mas usas esta receita para os dias de nutrição. Como juntas o azeite nela, fica uma nutrição.Todas as vezes que misturamos óleos 100% vegetais ou manteigas, em vez de hidratar estamos é a nutrir. Se fizermos só hidratações, o nosso cabelo pode ficar bem e nem reclamar, mas as outras etapas (nutrição e reconstrução) não devemos exagerar nelas porque podem fazer o efeito contrário. 🙂 Afrokisses.

      Gostar

  3. Polibel diz:

    Obrigada Lara. A matéria ficou perfeita e muito bem alinhada. Parabéns.

    Gostar

    1. Lara Amado diz:

      Obrigada minha madrinha querida, o artigo foi escrito pela Claudia Cristina.

      Gostar

      1. Polibel diz:

        Sei. Obrigada Lara pela oportunidade de ler artigo tão bem escrito e alinhado, feito pela Dra. Cláudia Cristina. O seu ao seu dono. Estão as duas de parabéns.

        Gostar

      2. Cláudia Cristina. diz:

        Obrigada d. Polibel 🙂

        Gostar

Comenta aqui: