Um chá com Ani Lobo

As portas do MLP hoje abrem-se para esta mulher que é tão linda por dentro que transborda para fora, mais precisamente para esta causa que nos preocupa a todos, e que é o rosto do projeto Criolas Contra Câncer, Ani Lobo. Fiquem com a nossa conversa…

Ani Lobo à esquerda!
Ani Lobo à esquerda!

Fala-nos um pouco da mulher por detrás da ativista.

Lara querida se bo ka ta importa, Nhas respostas ta bem ser em criol mesmo porque apesar K Nta compreende português muito bem, Nha forma de expressa é muito mais real Na Nha língua criol….

Antes de mais nada, nka sabe se pode considera Nha pessoa uma ativista … Mi é nascid e kriod na Sal, CaboVerde mas, por motivos da vida, imigra pa EUA ainda jovem de 15 anos, ondé K encontra txeu obstáculos mas acima de tudo muitas oportunidades de vencer na vida. Nha história e razão d’nha motivação ta bem de berço, diretamente d’nha avó K kriam, uma senhora humilde e pobre K nem ka sabia assina se nome mas K no entanto ajda tud quem K passa pa se frente, de uma forma ou outra. Ela ensinam K no ka precisa ser rico financeiramente pa faze diferença na vida dos mais necessitados. Nta considera Nha pessoa sorteada nas oportunidades K vida tem me proporcionado, nka é rica de dinheiro mas mi é abençoada com saúde, boa disposição e vontade de ajuda na medida de Nha capacidade.

Criolas contra câncer

A nobreza desta causa é muito louvável e com certeza teve alguém ou alguma história que te motivou…!?

Um pequeno resumo da maneira K CCC foi criod … Na Nha ramo de trabalho na um hospital na área de Boston, teve o prazer de conhece uma senhora já de uma certa idade, CaboVerdeana da ilha da Brava, K tava ta atravessa momentos difíceis na se vida. Ela já tinha stod ta enfrenta a realidade de ter sido infectada com o vírus de HIV pelo ex esposo, e acima disso ela foi diagnosticada com câncer e ka tinha onde mora, sendo K a família dela tava mora na outro estado e ka tinha condições pa acolhel. E para completar, ela era ilegal nos EUA, e a falta de documentação torna se situação ainda mais difícil. Sentindo-se na obrigação de faze algo pa ela, com ajuda de nha “network” de amigos e conhecidos, consigui enternal na uma casa de idosos onde K ela recebe cuidados e tratamentos até últimos dias de se vida. No fim de se jornada nesse mundo, foi necessário no faze um angariação de fundos pa consigui paga pa se funeral, K nos EUA tem um alto custo. Vendo tanta boa vontade e disposição de tud amigos a ajda essa causa no dicidi kria um organização, e foi aí K surgiu CCC.

Criolas contra câncer
O laço rosa é alusivo ao câncer da mama, ou apenas uma cor simbolizando que os rostos que conduzem este projecto são femininos?

Apesar K o núcleo de CCC é composto de 6 amdjer e um homem, Criolas Contra Câncer é nôs comunidade inteira. Nôs lema é e sempre será, nôs tud é CCC. O laço rosa na nôs logo é sim simbólico do câncer de mama, mas no nosso caso é simplesmente homenagem a Kel primer pessoa k’no ajda. A palavra “câncer” na nôs nome é simbólico de qualquer coisa K é maligno. No ka ta ajda simplesmente pessoas afetadas pelo câncer. No ta ajda tud quem K precisa e K ta na nôs alcance. No ta ajuda não só financeiramente na medida do possível, mas também espiritualmente e psicologicamente com palavras de conforto a aqueles k ta atravessa dias difíceis. Muitas vezes, um ombro amigo ou uma palavra com sensibilidade ta faze mais efeito do k qualquer remédio ou tratamento.
Mas também grande parte d’nos missão é sensibiliza nôs comunidade acerca da doença câncer K afeta a todos sem descriminação. Nô kre muda mentalidade da kes k ainda ta pensa k câncer é tabu, k ainda ta referi a câncer como “Kel doença”. No kre sensibiliza nôs comunidade a procura doutor quando necessário. Câncer quando mais cedo diagnosticado mais alto é bo chance de vence kel luta. Prevenção, detecção, tratamento!!

Criolas contra câncer
Lidar com o câncer traz algo muito básico, mas muito doloroso, a morte! É preciso ter uma sensibilidade muito grande e um espirito sempre muito presente. Sabendo de tudo isso como lidas com este lado da moeda.

Lidar com o câncer é de facto, muitas vezes, ter K lidar com a morte. Mas é também ter k lidar com pessoas guerreiras e vencedoras. Nô tem k mante um estado de espírito sempre bem preparado e positivo!

Criolas contra câncer
As doações em quantias monetárias são um problema num país onde os serviços de saúde custam tão caro?

Na nôs quase 4 anos de existência (nôs primer evento foi na Maio de 2012) já no ajda pessoas k tava ta atravessa diversos dificuldades de vida, quer aqui nos EUA ou mesmo em CV. E sucesso de CCC é atribuído ao facto K nôs comunidade tem grande confiança na nôs trabalho. No ta mante sempre transparente ao K tem a ver com fundos K no ta angaria e forma k’no ta desembolsal.

Criolas contra câncer
A vossa brand CCC tem uma estratégia de marketing para sensibilizar mais mulheres a se empoderarem umas às outras, quanto à informação necessária para se protegerem e se cuidarem?

Nossa estratégia de marketing é sensibilizar a todos a fazer o mínimo possível para com os mais necessitados, pa ajda na Kel k’bo puder. Se tud nôs faze um bocadinho k for, juntos ta faze grande diferença.

Criolas contra câncer

Qual é o teu maior sonho relativamente ao projecto?

Nha maior sonho relativo a CCC é continuação d’nôs projecto por parte da próxima geração! Um sonho k já começa ta realiza sendo k nôs filhas tud ta mostra já interesse e motivação à causa!

Ani meu bem, que todos os teus sonhos possam se concretizar porque tu bem mereces e nós agradecemos do fundo do nosso coração.

A ti que me vieste muito simpaticamente visitar, aquele jibinho, estamos juntos e misturados!!!

 

4 Comments Add yours

  1. Ivone diz:

    Muito bom querida, gostei, ajudar aos outros também faz parte da beleza que não deve ser só externa, Bjão no ❤
    Love, Love, Love sempre!

    Liked by 1 person

    1. Lara Amado diz:

      K bom k gostaste tia amada :*

      Gostar

  2. CCC para comecar tem Estado a fazer o Maximo pela communidade nao e somento nos USA mais sim Cabo Verde.Agora temos que entender que nao e facil uma organizacao trabalhar com a comunidade principalmente pelo facto de ser uma causa delegada tem ALTOS E BAIXO, mais desde que e transparente havera successo e reconhecimentos tarde ou cedo pelos observadores .continuacao de um bom trabalho “di Comunidad pa comunidade”

    Liked by 1 person

    1. Lara Amado diz:

      Obrigada pelo comentário! Abraço.

      Gostar

Comenta aqui: